Maturidade – um estado de espírito

tumblr_lm2sx8WUpR1qho6gco1_500

Esqueça os ataques de cólera por qualquer motivo, você vai ter compreensão que certas coisas não têm solução, não adianta repetir, argumentar, gritar ou chorar. E você sabe que isso não é resignação, é simplesmente poupar-se de um desgaste desnecessário.

O tempo é menos questionado, e então a certeza que ele é o remédio para muitas (se não, todas) coisas e que só ele é capaz de transformar a dor em lembrança/saudade. Ele vai mostrar que você estava errado sim, que aquele (que você tinha certeza ser) não era o momento certo e ainda vai te mostrar que a família é sim a sua base e que, quase sempre, a sua mãe estava certa.

Você compreende que as pessoas são diferentes e compreende muitas das atitudes e reações delas, aceita que elas (mesmo as que você ama) vão te decepcionar algumas vezes e que você também vai decepcioná-las e que é possível sim perdoar e ser perdoado. Atenção! Não que você vá ser enganado, vai deixar as coisas pra lá, vai se tornar frio, que não vai sofrer nem chorar; mas é mais leve, mais brando, sem desespero.

Você não perde mais tempo, não está mais disposto a conviver com uma frustração futura. Você sabe tomar a frente e, o mais difícil, sabe a hora de recuar, de parar e pedir desculpas e tem clareza do significado de palavras chave para a vida: amor próprio, família, amizade, respeito, paciência, resiliência e serenidade.

Felizes os que, ainda na juventude, atingem este estado de espírito. Cada um no seu tempo, forçado por acontecimentos repentinos, pelas responsabilidades absorvidas ou simplesmente pelas experiências que a vida traz.

Ana Carolina Rosalino

Anúncios

One thought on “Maturidade – um estado de espírito

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s