Nunca mais nos vimos

11

Eu estava sentado lendo enquanto você separava os fios de cabelo, cantarolando uma canção qualquer entre os lábios, nem lembro quanto tempo faz. Poderíamos estar fazendo qualquer outra coisa; lendo juntos, ouvindo aos discos do John Mayer juntos, sentados no chão do quintal comendo tangerinas no frio do outono juntos, mas de todas as opções possíveis, optamos – e não fazia pouco tempo – colocarmos um abismo profundo e tedioso entre a gente. Daí me veio a esperança de que um dia você voltasse, com aquelas pintinhas de sol no rosto vermelho e todos os sonhos do mundo na sua mochila velha de couro. Que preenchesse aquele espaço cinza entre as poltronas antigas e aqueles dois estranhos íntimos fingindo viver juntos – nós dois. Esperança de que houvesse novamente bilhetes no espelho do banheiro, do sexo com roupas no chão da sala não premeditado. Esperança de que ela estivesse ali entre nós, a vontade, o tesão, o ódio, a moralidade reduzida a nada, e jogasse os pratos de porcelana barata de novo em mim, por puro ciúme.

Eu poderia ter me levantado e te dado um beijo sem aviso, te arrancando o fôlego só pelo desespero do nosso incômodo silêncio. Talvez você me olhasse como quem não entendeu nada e retribuisse, mas tive receio. Há algo de muito errado quando existe o receio de incomodar alguém amando; isto deveria ser um sinal nítido do fim de todas as coisas. Quando ela, a confiança decidiu ir embora da nossa relação, decidimos desafiar a natureza dos sentimentos e achar que tudo poderia continuar gravitacionando ao nosso redor, mas foi tudo ruindo, pouco a pouco, caindo e se quebrando; irremediavelmente nos abandonamos. Nos tornamos aqueles casais agridoces nos restaurantes e cinemas; anestesiados. O que foi feito do amor? Me levantei então e guardei o livro. Passei por você como alguém passa por um velho amigo de colégio e fui em direção a porta do quarto. Não precisamos dizer nada um ao outro, mas ambos sabíamos que naquele momento um adeus seco ecoou pelo corredor. Você olhou pra trás e fez menção de dizer algo e então se deteve. Fim. Me lembrei de você porque começou a tocar ‘ Your Body is a Wonderland’ – lembra? Eu me lembro. E olhando pro porta retrato tive a sensação de te ver ali naquele balanço de pneu velho, gargalhando. Olhei mais de perto e então engoli indigesto o sorriso, percebi sem querer que se tratava de outra pessoa estranha. Arrumei meus óculos e sem querer disse muito dissimuladamente, mas não tanto que eu não percebesse – ‘Nunca mais nos vimos.’ – É, nunca mais.

 

Rodrigo Lima Romano

Deixe uma Resposta

