Esquecer

03

Quanto tempo leva para esquecer um amor? Depende de cada pessoa, mas há estudos que apontam uns dois anos com o nosso pensamento dominado por alguém em especial. Como se o sentimento fosse uma ciência. A verdade é que pode levar alguns dias, meses, ou anos, claro. Em alguns casos, nem uma vida é o suficiente para esquecer.

Esquecer significa não sentir mais nada? Nem sempre. Superar um amor antigo não quer dizer que ele não será mais lembrado. Esquecer é um termo equivocado, representa uma ação do coração, mas a semântica indica uma atitude do cérebro. Esquecer é deixar de amar, mas não apagar da memória. Impossível tirar totalmente da cabeça quem um dia nos provocou sorrisos. Não há como eliminar alguém que foi motivo da nossa felicidade, pelo menos por algum tempo.

Existem pessoas que nasceram para mexer com a gente. Não importa o que façam, o que vistam, como são. É uma pessoinha que, apenas por respirar, nos balança. Cria uma sensação de apego inexplicável. Queremos estar perto e descobrir de onde vem aquele frio no estômago, contrastando com um ardor no peito. O tempo passa, nos envolvemos, amamos até, mas jamais esquecemos esses responsáveis por essa ambígua reação.

Dependendo da fase da vida, não significa que queremos aquela pessoa de volta. Conseguimos discernir que um ciclo foi encerrado e que a história acabou – mesmo que não tenha havido um fim. Não há motivos para ignorar a própria trajetória, com erros e acertos. O passado, um dia foi presente.

Recordar não é amar de novo, não demonstra qualquer tipo de recaída ou fraqueza. Faz parte do autoconhecimento necessário para a nossa evolução sentimental. Não há como seguir o caminho, sem se desgarrar dos passos antigos, mas lembre-se: abandonar o que ficou pra trás não significa esquecer. Para esquecer um amor, não é preciso apagá-lo da existência. Até porque amor não se esquece. Se supera.

Chico Garcia

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s