Flanela

12

– Calma, eu vou ler, não se sinta desprezada
– Mas eu já estou me sentindo…

Aí pronto, caiu a fortaleza que eu levei tanto tempo pra colocar de pé. Assim, verbalizando, parece que o monstro toma forma. Forma e gosto, um gosto salgado que eu, de nariz fungando, aprendi a reconhecer. E, ao que parece, graças a você vou aprender a reconhecer esse novo sentimento: o desprezo, a sensação de que não tem valor algum, que não vale mais que um papel de rascunho, mais que uma fruta meio mordida. Mesmo que a primeira mordida tenha vindo da mesma boca que agora me fere.

Vai, coloca o dedo na ferida! Gira, aperta, até sangrar. Já sangrei antes mesmo, eu sei quanto tempo eu demoro a cicatrizar depois que você vai embora: é o tempo exato de você surgir de novo, com um ‘band aid’ e uma cantada de canalha, que eu adoro! Ai eu coloco tudo que aconteceu no baú lembraças-que-não-devo-mexer-porque-não-vale-a-pena, e respondo do mesmo jeito que antes, como se eu nunca tivesse sangrado na vida. Você afaga meu ego, sopra a faísca até virar uma fogueira incontrolável. E quando eu estou pronta pra incendiar uma cidade inteira, você abre um hidrante na minha direção. E eu chio, viro fumaça, viro um nada. Nada além dessa maldita sensação de derrota.

E se, ontem eu disse um ‘boa noite’ sem que você pudesse ouvir, hoje eu digo em alto e bom tom: por favor, vá a merda. E bem feito pra mim, que eu aprenda que o passado deve ficar exatamente de onde veio: lá atrás, junto com o mofo e as teias de aranha. Porque de nada adianta colocar pra tocar um CD arranhado. Ele vai falhar e você vai se irritar. Vai passar um paninho, dar uma assoprada e cruzar os dedos torcendo que agora funcione. E não vai. As coisas não se resolvem com uma assopradinha e um pano de flanela.

Marina Oliveira

Deixe uma Resposta

