Mais macho que muito homem

Eu não estou procurando namorado. Já falei mil vezes que me dou muito bem com a minha própria companhia. Não tenho interesse de fazer meu ficante-médio-interessante subir pra posição de namorado. Namorar por conveniência é para os fracos. Pra mim, não. Eu sou guerreira. Vou atrás do que quero e o que eu quero é um homem de verdade. Quero um homem que seja mais homem do que eu. Isso mesmo: um homem que seja mais homem do que eu.

Não é fácil ser homem, eu imagino. É esperado que vocês tenham um bom salário, que vocês paguem a conta, que vocês tomem a iniciativa, que vocês sejam altos, que vocês sejam fortes, que vocês tenham pintos grandes. E que se convençam de que tamanho não é documento. Eu sei. Não é nada fácil ser homem. Mas eu coloco meu lado homem todo dia em exercício. Troco pneu de carro, troco chuveiro elétrico, conserto descarga, dirijo por 600km sozinha. Me viro sem precisar da força de ninguém a não ser da força física. Sou mais homem do que quase todos os homens que já passaram pela minha vida. Sou homem de terminar um relacionamento com dignidade sem precisar dar motivos toscos pra outra parte sair fora. Sou homem na hora de assumir o que eu quero sem precisar manter relacionamentos paralelos pra massagear meu ego. Sou homem na hora de ter uma conversa séria ao invés de gritos e acusações. Sou homem do começo ao fim de um relacionamento. Ou, como cantava a canção: sou mais macho que muito homem.

Dureza é ver homem que não honra as próprias calças, como dizia meu avô. Que precisa trair ou magoar alguém pra fazer essa pessoa ir embora ao invés de simplesmente dizer adeus. Dureza é ver homem que mente descaradamente e se faz de bom moço. Dureza é ver homem que acha que é melhor do que a mulher porque tem um salário maior. Dureza é ver homem castrador que proíbe a mulher de usar saia curta ou qualquer coisa que a deixe sexy, enquanto compra revista de mulher pelada pra ver exatamente aquilo que ele faz a mulher esconder. Dureza é ver homem que proíbe a mulher de ter amigos enquanto ele paquera até a moça do café no trabalho. Dureza é ver homem que corta a Internet da mulher enquanto ele adiciona as vizinhas no Facebook. Isso pra mim é, como eu ia dizendo, não honrar as próprias calças. Isso pra mim é falta de hombridade. Falta de ser homem de verdade mesmo. E esse tipo é o que mais tem por aí.

Mas o homem que eu estou querendo não tem nada a ver com isso. O homem que eu quero precisa invadir minha vida de um jeito que nenhum homem fez ainda. O homem que eu estou procurando precisa ser capaz de trocar não só pneu de carro, mas todos os conceitos machistas arraigados por uma visão mais atual dos relacionamentos. O homem que eu estou procurando precisa mais do que dirigir um carro por longos quilômetros de estrada, precisa saber conduzir um relacionamento por alguns períodos intempestuosos. O homem que me atrai não precisa pegar duzentos quilos na academia, mas precisa saber segurar uma barra quando nem tudo forem flores. Porque, pra mim, ser homem não é uma questão de sexo apenas. É uma questão de atitude diante das situações mais adversas. E esse homem que eu quero precisa ser homem de verdade. Precisa ser mais homem do que eu. Porque eu sou muito homem.

Brena Braz

18 thoughts on “Mais macho que muito homem

  1. Mas o que você quer, na realidade, é só um homem… porque esses tipos que você citou não são homens, mas meninos….

  2. “Mas o homem que eu estou querendo não tem nada a ver com isso. O homem que eu quero precisa invadir minha vida de um jeito que nenhum homem fez ainda. O homem que eu estou procurando precisa ser capaz de trocar não só pneu de carro, mas todos os conceitos machistas arraigados por uma visão mais atual dos relacionamentos. O homem que eu estou procurando precisa mais do que dirigir um carro por longos quilômetros de estrada, precisa saber conduzir um relacionamento por alguns períodos intempestuosos. O homem que me atrai não precisa pegar duzentos quilos na academia, mas precisa saber segurar uma barra quando nem tudo forem flores. Porque, pra mim, ser homem não é uma questão de sexo apenas. É uma questão de atitude diante das situações mais adversas. E esse homem que eu quero precisa ser homem de verdade. Precisa ser mais homem do que eu. Porque eu sou muito homem.”

    De todo o texto a parte que achei interessante e demonstra a minha realidade, é esta. Hoje não precisamos denominar homem e mulher, mas sim seres humanos capazes de levar um relacionamento. Creio que o que falta é ter indivíduos capazes de se doar a outro e não olhar para si mesmo.

  3. bla bla bla. é tudo culpa dos homens mimimimi esses homens não prestam mimimimim.
    eu não sou chata, eu não sou fresca mimimimi.

    a para de chora vai. todos esses problemas que vc ta ai reclamando mulher faz igualzinho. sem mudar uma vírgula.

    to de saco cheio de vcs mulheres ficarem botando a culpa dos problemas de vcs na gente.
    ficam generalizando a torto e a direita.

    mas quando a gente fala que toda mulher é puta até que se prove o contrário, vem fazer marcha das vadias na frente das nossas casas.

    minha filha não e vc que é mais homem que muito homem. o problema é que vc é chata mesmo e nenhum homem te suporta por mais de 1 hora.

    ,,l,,

  4. Adorei o texto, pois acredito ser exatamente o que muitas mulheres pensam e sentem, porém não sabem como ou não tem coragem de expor. Esse texto merece destaque para que os homens percebam o quanto são injustos e covardes muitas vezes, e abre os olhos das mulheres para se perceberem, como sujeito e donas de suas vidas.

  5. Que ridículo!!!
    “É esperado que vocês tenham um bom salário, que vocês paguem a conta”; “Sou homem de terminar um relacionamento com dignidade…” Como se precisasse ser homem para fazer tudo isso.
    Liberte-se de conceitos antiquados. O machismo também reside em frases como estas que citou.
    Ter atitudes plausíveis, coragem e pulso firme em várias situações independe de questões de gênero. Não é preciso ser macho, nem fêmea. Basta ser humano.

  6. Caracas esse texto corta fundo na carne da maioria dos homens, inclusive na minha, evolui muito, mas ainda sou obrigado a fazer a “mea culpa” !!!

  7. “Mas eu coloco meu lado homem todo dia em exercício. Troco pneu de carro….etc” SÉRIO, MOÇA? E por que você acha que tem que colocar o seu lado homem pra isso? Porque só os homens são capazes dessas tarefas? Eu diria que estou colocando meu lado mulher independente. Você foi extremamente machista nesse ponto e vem dizer que não quer alguém machista… Contraditório. Apenas mais um texto pobre de internet tentando causar frisson pelo tom dramático, mas completamente burro. Moça, você não me representa. PS: como se fosse um grande feito dirigir 600km sozinha. hahahaha

  8. Na boa, você é uma mulher, você não é um homem. Tudo que você falou que faz como um “macho”, trocar pneu, dirigir 100000km, etc são coisas ditas como masculinas pela nossa sociedade. Você é mulher, uma grande mulher e ponto. Não precisa usar do gênero para esterotipar o “ser masculino” do “ser feminino”. O que seria ser mulher pra você? Ser menor? Ser um ser frágil e dependente? Acredito que seu texto só reforça a misoginia. Você é MULHER e ponto final.

  9. Na boa, você é uma mulher, você não é um homem. Tudo que você falou que faz como um “macho”, trocar pneu, dirigir 100000km, etc são coisas
    ditas como masculinas pela nossa sociedade. Você é mulher, uma grande mulher e ponto. Não precisa usar do gênero para esterotipar o “ser masculino” do “ser feminino”. O que seria ser mulher pra você? Ser menor? Ser um ser frágil e dependente? Acredito que seu texto só reforça a misoginia. Você é MULHER e ponto final.

  10. Concordo com quem disse que trocar pneu, dirigir, etc, etc não são habilidades masculinas. Você não é macho/homem porque troca pneu. Apenas toma conta de si mesma ao invés de esperar que alguém faça isso (o que, obviamente, é super digno).

    E embora seja legal esperar por um cara que realmente combine com você, ao final do texto para que você está esperando por um super homem.

    “O homem que eu quero precisa invadir minha vida de um jeito que nenhum homem fez ainda”.

    Cuidado para não fantasiar demais. O cara para o relacionamento quase sempre está mais próximo do que imaginamos e é mais normal do que imaginamos. Não vai chegar “invadindo”. E mesmo o mais babaca dos babacas que passaram por nossas vidas tinha algum nível de dignidade (porque, afora os psicopatas, todos somos pelo menos um pouquinho decentes).

  11. Venho acompanhando o blog há pouco tempo, vi textos bons! Esse, afirmo, não é o caso do seu texto. Acredito que você teve um “surto” contra os homens que estiveram em sua vida e resolveu escrever algo “vingativo”. Você é muito jovem e é natural que escreva assim, quando o tempo vier a aclarar seus pensamentos saberá reconhecer que estava errada. Somos, todos nós, falíveis. Nunca se esqueça.

  12. Olha, eu acho,só acho… que o que a autora quis dizer com “sou homem qdo faço isso ou aquilo…” é que nesses momentos ela incorpora características psicológicas masculinas – veja bem, masculinas, não necessarimente pertencentes (ou que deveria pertencer) ao homens. Todos nós temos nossos lados masculino/feminino, assim como temos dois lados diferentes no cérebro (esquerdo/direito), racional/emocional, etc. Nosso lado mais ativo, racional, objetivo, seria o lado “masculino”, por representar características psicológicas masculinas… e nosso lado mais passivo, emocional e subjetvo seria o lado “feminino”, pelos mesmos motivos.

    Isso não tem nada a ver com sermos homens ou mulheres. Tudo e todos precisam de equilíbrio e todos compartilhamos características masculinas e femininas sem que isso afete nossas posições como homens e mulheres. Mas também precisamos ter equilíbrio e sabermos quando ser “homem” e quando ser “mulher”, independente de sermos um ou outro fisicamente.

  13. Bom texto, mas sinceramente, a ideia ali dos cargos ficou vaga.
    Bem, posso exercer essas funções. Caso, ocorra algo que não tenho tanto conhecimento recorro a tutoriais, livros, enfim, gosto de aprender sozinha para saber lidar em tal situação, gosto de desenvolver meus conhecimentos sozinha.
    Agora dizer que isso é função de homem, oi? Acho básico saber “sobreviver” a esses pontos que você levantou no texto.

Deixe uma Resposta

