Dica para um bom relacionamento: ame-se em primeiro lugar.

10689958_718515158213780_535779439818709914_n

Não sou expert em relacionamentos, assim como os meus relacionamentos não são perfeitos. Mas gosto de observar, gosto de tentar. E a partir disto, chego a diversas conclusões.

Sempre me perguntam o segredo para um bom relacionamento. Pois bem, digo sem dúvidas: amar-se em primeiro lugar.

Ocorre que com o tempo, as pessoas tendem a amar mais ao outro do que a si mesmo. E a partir daí começam os problemas.

Em primeiro lugar, eu diria que para ser feliz e ter um bom relacionamento você precisa, sem sombra de dúvidas, não precisar dela. Isso não significa dizer que você não precise do apoio do outro, do carinho do outro, isso quer dizer que você precisa antes e durante o relacionamento ser independente.

É isso mesmo. Você precisa ter uma vida separada. Você precisa ter as tuas coisas, precisa ter a tua vida, os teus amigos, o teu canto, o teu momento. Assim como vocês vão ter uma vida em comum, mas elas não podem e não devem ser misturadas por um motivo óbvio: são duas pessoas em um relacionamento e não uma só.

Viver a vida do outro é mais comum do que se pensa. A maioria dos meus casais de amigos não tem vida própria, e por isso tendem a entrar em constante conflito.

Ter uma vida sozinha faz bem pra você, e não há nada demais nisso. Um tempo pra si é necessário. Aprender coisas em separado, ter assuntos alheios, ter uma vida separado faz bem pra alma e por relacionamento.

Além disso, você precisa saber o que você é sozinho para poder compartilhar com a outra pessoa. E tem que ser feliz assim. Desta forma não há risco de confundir o amor com carência ou necessidade. Na dependência não há troca de amor. Há um doando, e outro recebendo.

Aí que você descobre que aquele alguém que não quer nada com você, que não leva você a sério, que não respeita você, na verdade, não ama você!

Mas, só depois de inúmeras repetições do mesmo erro, é que a gente descobre isso. Ser humano é mesmo assim, tende a consertar o que não pode ser consertado.

E então, um belo dia você descobre que é necessário gostar de você primeiro, amar-se primeiro, que é necessário cuidar da gente para só depois poder gostar de um outro alguém.

Amar é complicado.

Laira Custódio

Anúncios

2 thoughts on “Dica para um bom relacionamento: ame-se em primeiro lugar.

  1. é a tal história do elo. no meio (no menor espaço), o casal. no maior espaço, cada um com as suas individualidades! 🙂

  2. Bruna e Laira…
    Qualquer relacionamento é a soma de dois inteiros…
    Fragmentado não ha casal, não há relação!
    Bjosss

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s